Seu cabelo precisa de quê? Papo sobre Hidratação, Reconstrução, Nutrição e Umectação

Sabe quando a gente compra aquele creme M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O que a amiga indicou e deixou o cabelo dela lindo de bonito *-* e no seu... Affh, melhor nem comentar, ficou uma titica. Talvez o seu cabelo não estivesse precisando tanto daquele “tratamento”, e tudo em excesso faz mal né?
Como sou loka por assuntos “cabelísticos”, resolvi aprender um pouquinho, fiz um cursinho aqui, outro lá e hoje trato dos meus cabelos em casa. Nunca mais paguei uma fortuna no salão para fazerem M* no meu cabelinho e eu sair chorando do shopping (é, não tenho sorte com cabeleireiro, aceito dicas de quem faz mechas no papel, é a única coisa que não sei fazer sozinha [em mim]. Me indiquem profissionais, please =D ).
Em um dos cursos da L’oreal, aprendi sobre cuidados básicos que fazem toda a diferença para ter o cabelo sadio mesmo com tinta, descoloração, progressivas, chapinha e afins. É preciso ter uma rotina capilar, hidratar, reconstruir, nutrir e umectar, então vamos lá!

Hidratação
Repor água dos fios – é fundamental hidratar os fios uma a duas vezes por semana. A hidratação é quem proporciona leveza e movimento aos cabelos. Indicada para todos os tipos de cabelos. Uma máscara hidratante geralmente tem na composição Aloe Vera, D-Pantenol, Ceramidas, Óleos (quase sempre tem óleos, mas não é o ativo principal) e Vitaminas.
Hidratação
 Reconstrução
Repor Proteína – é necessário para recuperar a vitalidade dos fios após procedimentos químicos como descolorações, alisamentos, tinturas, uso em excesso de chapinha e secador, fios desgastados por processo químico ou mecânico que perderam massa capilar.
O componente principal e necessário de uma máscara reconstrutora é a Queratina (hydrolyzed keratin)
PS: Muito cuidado com máscara reconstrutora! Excesso de queratina deixa o cabelo DURO, kkk, digo por experiência própria, só usem toda semana se realmente o cabelo estiver detonado, muito danificado mesmo, caso contrário use de 15 em 15 dias ou até uma vez por mês.
Reconstrução
 Nutrição
Repor Lipídio (gordura) – temos que devolver os nutrientes e gorduras que nosso cabelo vai perdendo no dia a dia. Sabe o brilho que já não aparece mais, aquele viço de cabelo bem tratado que não vem, por mais que a gente use os cremes mais caros... é bonitas, falta nutrir! As máscaras nutritivas são geralmente compostas de óleos e manteigas. Alô gordurinhas, essas são bem vindas =D As mais comuns são essas Karité, Oliva, Argan, Macadâmia e etc.
Nutrição
Umectação
Sim, também é nutrição, mas gosto de usar esse termo por que é uma nutrição mais potente, mais profunda. Vamos ao português bem claro, o famoso banho de óleo \o/ Simmmm, nossas avós já faziam isso, e é muito importante para deixar você com cabelo de diva. Mas lindonas, tem que ser 100% vegetal, os de farmácias não rolam, óleo mineral ou siliconados definitivamente NÃO! Gosto muito do Argan, Macadâmia,
Coco, Castanha do Pará, entre outros e um que é imbatível $$$ é o famoso Azeite Extra Virgem (só o cheirinho que não é dos melhores rsrsrs) Faço geralmente 2vezes por mês.
Umectação
Gatas, é isso, espero que seja útil pra vocês. Lembrando que não sou profissional, cada cabelo uma sentença, isso aqui é uma troca de ideias, das experiências que tenho. Gosto muito de dividir o que me faz bem.
xoxo

103 comentários:

  1. adorei seu blogger, to seuindo pode seguir o meu }?
    www.commentsgirls.tk

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida Mari! Super gosto dessas dicas para os nossos cabelos, deu para aprender mais um pouquinho!
    Muito bom não ter mais que gastar uma fortuna com salão, adorei!
    Que os seus dias sejam FELIZES! Beijos no coração, saúde e muito sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layla, fico feliz que vc tenha gostado, dá pra economizar bastante tratando dos fios em casa !!
      Uma linda semana
      obrigada pelo carinho
      beijinhos

      Excluir
  3. Amei o post, é muito útil, tem coisas aí que eu nem sabia.

    Já estou te seguindo!

    Beijinhos flor!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, uso esse creme da bioextractus, é carinho, mas super bom no cabelo, deixa bem bonito :* beeeijinhos Carol

    http://deborah-alana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, gosto muito desse creme também, deixa meus fios muito brilhantes *-*
      beijos

      Excluir
  5. Simplimente adoreiii as dicas não conhecia seu blog estou te seguindo já !!!!
    Beijinhos Nat =*
    http://muitamodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nat, que bom que vc gostou!
      Beijinhos

      Excluir
  6. Adorei o post...super dicas.
    Confesso que aprendi muito aqui.
    Beijos amiga.
    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Déiia que bom que vc gostou, que foi útil <3
      Beijos

      Excluir
  7. Gostei muito das dicas, é sempre bom escalrecer algumas duvidas entre as diferenças dos tratamentos :)
    eu sempre fico com a hidratação mesmo! :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou , hidratar ajuda muito na vitalidade dos fios
      beijos

      Excluir
  8. Quantas dicas boas adorei o post.
    PASSANDO PARA DESEJAR
    ÓTIMA SEMANA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margareth que bom que vc gostou !
      Uma linda semana pra vc !!!!
      Beijinhos

      Excluir
  9. Adorei as dicas... eu adoro fazer Umectação nos meus cabelos, eles ficam lindos.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Daniela, adoro fazer umectação.
      Beijos linda *-*

      Excluir
  10. Nossa adorei, são tantos produtos p/ restaurar, nem conhecia todos eles.
    http://blogueirajussara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Jussara, esses são os que eu estou usando no momento, tem vário bons no mercado
      Beijos

      Excluir
  11. Adorei seu post prima da Carol... :)
    vc nem imagina como me ajudou, eu só hidrato, mas meus fios quebram demaaaaaaaiiisss....eu fico louca, pq ele cresce muito, mas não sinto tanta difereça no comprimento, porque acho que ele vai rachando...e quando eu vejo quero morrer...
    o cabelo da minha irmã é gigante, as vezes ela corta deixa menor que o meu :) quando eu volto a v6e-la já esta chegando nos quadris de novo...eu fico louca, porque o meu não passa da cintura, pensei em colocar mega-hair para deixar super comprido, como era antes de começar a pintar e também para disfarçar o despontamento...ele tá todo despontado, sem corte, pq já faz quase 3 anos que eu nào corto nadinha de nada, só a franja mesmo...
    também muito obrigada pela paleta que vc me indicou...ótimo preço...ainda não comprei, mas vou comprar...
    vc pode me dar umas dicas de como eu faço pro meu cabelo parar de rachar??...o que srá que falta??
    ah, também uso um óleo de argan da eico de proteçao a quente...mas acho que tá faltando alguma coisa...
    fala pra Carol que ela é um doce de pessoa, nem a conheço pessoalmente e já me identifico com ela, diz pra ela que depois conversamos...
    bjo pra ela e bjo pra vc!!
    té mai
    jadhianacleto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jadhi, que bom que vc gostou , Como assim "rachando", ele fica quebrando nas pontas? pode ser excesso de química flor, geralmente quando a gente descolore(luzes, tintura loira,balayagem...) muito o cabelo fica assim, por mais que ele cresça ele não fica "encorpado" com balanço, fica aquelas pontas finas e quebradiças , e quando nenhum tratamento mais dá jeito só vitamina T --> Tesoura , e ir tratando e esperando a parte sadia crescer. tenta fazer essa rotina capilar durante uns 3 meses e vê o resultado, como ele esta muito quebradiço faça a reconstrução toda semana. tira uma foto antes de começar , e uma toda semana, ai dá pra notar se vai ter alguma evolução. Beijoss obrigada pelo carinho , Ah a Carol eu sou suspeita pra falar sou fã Nº 1 <3

      Excluir
    2. isso flor, ele quebra nas pontas, fica cheio de gominhos nas pontas em baixo, daí eu puxo e racha, quebra bem no gominho, não posso cortar nos próximos dois anos...mas eu não pinto ele todo, só a raiz por isso acho estranho...será que é excesso de creme, ou esta faltando proteína?
      Estou achando que estou um pouco relaxada, pois só faço a hidratação básica na hora do banho, aquela de uns 5 ou 10 minutinhos e não faço nenhuma hidratação mais profunda, mas ainda bem são só as pontas que quebram...imagina se fosse mais pra cima, eu iria querer morrer...rsrs...vou dar uma pesquisada aqui na internet, mas de qq forma obrigada...adorei a dica das fotos!!
      bjinhos
      té mais

      Excluir
  12. sinceramente? preciso é de TUDO isso e mais um pouco =/ Meus cabelos estão reagindo mau à química das ultimas colorações que eu usei. Tá quebradiço, seco, feeeeeeeeio e agora não quer crescer mais! =/ =/ =/
    Beijos :*
    Nos olhos de quem viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cássia quem usa "química" no cabelo tem que ter uma rotina capilar para evitar que ele fique detonado.
      beijos

      Excluir
  13. O meu precisa de tudo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    http://vocevaidosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk geralmente é assim flor, precisamos de tudo um pouquinho pra manter o equilibrio dos fios
      beijos

      Excluir
  14. Adorei o post, cheio de dicas boas e espertas para ficarmos com os fios sempre bonitos!! Eu não abro de uma boa hidratação Cá :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Stephanie! Hidratação SEMPREEE , é MARA !!!
      beijinhos

      Excluir
  15. Adorei as dicas do post de hoje ;) Amo tratar meus cabelos também e já me dei muito mal por seguir receitas que deram certo pras amigas , é bem assi o tratamento bom pro seu nem sempre é bom pra amiga !!
    Bjus
    claudiapinceisecores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim mesmo Caáudia, cada cabelo uma sentença, temos que saber reconhecer do que nosso cabelo mais precisa no "momento"
      que bom que gostou
      Beijos

      Excluir
  16. amei as dicas :D agora sei do que meu cabelo precisa!
    Beijos,
    Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Luisa fico feliz por ter gostado!
      beijos

      Excluir
  17. Adorei as dicas!Excelente post!
    Beijinhos ;*
    fashionableword.blogspot.com

    O blog está com uma super novidade, para você leitor! Confira!

    ResponderExcluir
  18. Amei a dica do post excelentes produtos que vc indicou..amo cuidar do meu cabelo..bjs
    http://fernandacaterina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são os produtos que estou usando no momento. Que bom que gostou
      Beijos

      Excluir
  19. Desculpa pela demora em responder! Eu nem lembro mais do que a gente estava conversando! O_O' rs!

    Gostei das dicas, mas acho que não posso fazer tudo isso! Meu cabelo é muito oleoso, e é só eu usar qualquer coisinha diferente que já era: Fico com as madeixas brilhantes demais e com aspecto de sujo (Mesmo lavando todos os dias!)!

    Boa segunda pra você, Carol! ;D

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éh cabelos oleosos precisam de tratamento específico, mas oleoso não quer dizer hidratado, o óleo "mascara" muito , o meu também é assim,só faço os tratamentos do meio paras as pontas é preciso repor água e nutrientes que a gente acaba retirando dos fios com tantas agressões do dia dia.
      Boa semana
      bjs

      Excluir
  20. super legal o post!! ótimas dicas ;)

    passando para desejar uma ótima semana!
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu gasto muito em cabelereiro...

    Vou tentar fazer o que você indicou!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Gabi , eu gastava horrores, sempre gostei de ter cabelo longo o que faz ficar mais caro ainda os tratamentos. Faço tudo em casa agora =D
      bjs

      Excluir
  22. E eu posso misturar todos eles, pra ter um mega resultado??

    Adoreii as dicas..
    Precisava ler isso.

    Beijocas :*
    Boa Semaninha ")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidi, infelizmente não, tem que fazer uma rotina capilar, para o cabelo poder absorver os nutrientes , em excesso acaba tendo um resultado contrário, o cabelo fica sem vida , sem brilho =(
      Beijos

      Excluir
    2. Entendi.. Valeuu!!!


      Beijocas :*
      Boa Semana ")

      Excluir
  23. Adoreii o post! Super claroo!! ;]

    Beijinhos,
    Cah
    rosacha-makeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Muito boas as dicas! É sempre bom fazer hidratação e reconstrução...melhora bastante.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou , essa dupla é imbatível para cabelos com química, ajuda muito !

      Beijos

      Excluir
  25. Ops
    eu nunca tinha ouvido falar em umectação
    alias, estou uma semana atrasada para a nutrição dos meus bebelos. Adoro

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Mariii amei o post, na verdade acho que minha juba precisa de tudooooo kkkk estou sempre variando os cremes, por isso ainda tem uma aparência bonitinha, mas pinto tantos os cabelos que os fios estão ficando sem brilho sabe? Adorei as dicas.
    beijooos

    E Carol, é verdade menina não sei como pode existir pessoas tão ruins que maltratam e abandonam os peludinhos por aí, pra mim, são pessoas sem coração.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta que bom que vc gostou =D eu também pinto meus cabelos direto, e sabe o que me ajudou bastante , usar tinta profissional , as de caixinha detonaram meu cabelo , quando passei usar a profissional meus cabelos ficaram lindos de novo, faz muita diferença... mas não deixo de fazer minha rotina capilar .
      Beijos

      Excluir
    2. MAriiiii pelo amor de god kkkk qual tinta profissional vc recomenda????
      sério preciso buscar uma tinta bacana.
      adorei a dica ficarei no aguardo rsrs
      beijãooo

      Excluir
    3. Roberta eu já usei váriassssssss marcas até achar uma do tom mais proximo do meu cabelo, estou usando a da tec italy e da Schwarzkopf, mas a color perfect da wella e a evolution of de color da alfa parf são ótimas também e em qualquer loja de produtos para cabeleireiro vc acha. ah é bom comprar a OX da mesma marca, acho que oresultado fica mais bacana. Pinto o cabelo de 20 em 20 dias, cabelos brancos desde de cedo, genética =( affh e te garanto meu cabelo fica ótimooo.
      qualquer dúvida é so falar
      bjs lindona

      Excluir
    4. Obrigada por responder Mari, vou procurar todas rsrs alguma tenho certeza que acho :D Eu ainda não tenho cabelo branco, mas não gosto da minha cor natural parece desbotada, acinzentada kkkk não sei explicar e a tintura dá aquele tcham. Mas, estava ficando ressecado, agora com as tuas dicas vou procurar essas tintas.
      Obrigada
      beijão

      Excluir
  27. adooorei essas dicas, *-* vaaaleu!!

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei as dicas, amei!
    Uso vários cremes para hidratação uma marca ótima é a Secrets Profissional.
    Tem post novo no blog oneesmalte.blogspot.com.br
    Ótima semana!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie, não conheço essa marca, obaa mais uma pra minha lista =)
      que bom que gostou
      Beijos

      Excluir
  29. Adorei as dicas, juro que não sabia diferenciar cada uma e para que cada uma servia, rs.
    E a dica da queratina foi ótima, meu cabelo tbm fica duro quando abuso, rs.
    Um ótimo início de semana!

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa , que bom que gostou flor, realmente queratina demais faz o efeito contrário.
      Beijos

      Excluir
  30. Oi linda, você não esta aparecendo como minha seguidora, tenta denovo se puder :(
    Beijooos e sucesso *_*


    http://myllaborges1994.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Uaaaaaau.. adoreeeei essas dicas! Super dignas ^^

    Bjinhos ;*
    Pâm
    http://chiqueatodaprova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Adooorei as dicas, realmente sempre estou querendo dar aquela melhorada no cabelo e agora da pra ter uma noção do que eu preciso hehe

    Parabéns pelo blog *.*

    Uma ou Outra Blog | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil flor, esses cremes são os que eu to usando agora, mas no mercado tem várias marcas legais =)

      Excluir
  33. Ameei as dicas, Mari!! Beeijos

    http://nayane-maia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. gostei bastante do post, super interessante.
    beijo
    http://mysimplelife10.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  35. Passando de novo, para avisar que tem selinho no blog pra você :)
    oneesmalte.blogspot.com.br
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  36. Não conhecia a tal da umectação, sempre é bom investir em bons produtos para o cabelo. Aquela tortinha do outro post parecia estar deliciosa.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita gente não conhece , mas faz muita falta na rotina capilar, as francesas fazem disso um ritual de beleza para os cabelos.
      Bjos

      Excluir
  37. Olá querida!!
    Não conhecia esses produtinhos, aqui não existem essas marcas=/
    Mas existem outras que fazem esse efeito;)
    Gostei muito, por acaso ando a precisar de hidratar um pouco o meu;)

    Beijinhos Grandes
    http://pinkstarnailsanastacia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, essas marcas geralmente vendem em salão de beleza flor, esses são os que eu to usando no momento, mas tem muita marca boa no mercado =D
      bjs

      Excluir
    2. Sim, existes mesmo marcas excelentes querida;)

      Beijinhos

      Excluir
  38. Nossa adorei as dicas floor ^^ Parece ser muito bom os produtos :D
    Ainda não conhecia a marca . .

    http://souzadiinha.blogspot.com.br
    Beijos ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, que bom que vc gostou, esses produtos são os que eu to usando agora, mas tem vários outros legais , só tentei exemplificar , esses eu amo de paixão <3
      bjs

      Excluir
  39. Amei esse post e as dicas! Realmente hidratação, nutrição e reconstrução são coisas diferentes e tem muita gente que acha que é tudo a mesma coisa. Muito útil sim esse post e as dicas! Parabéns!

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico feliz por vc ter gostado, muita gente não sabe, acha que tudo é "hidratação".
      Beijos

      Excluir
  40. Oi Mari, amei as dicas, ajudou mto o meu cabelo. hihi *--*
    Eu já usei o creme hidratante da Bio Extratus e realmente funciona, meu cabelo amou! s2
    Tenha um lindo dia amanhã.
    Mil Beijinhos. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Leidiana que bom que foi útil pra vc flor, eu adoro o da bioextratus !
      Uma ótima semana
      Beijos

      Excluir
  41. eu uso esse da bio extratus e é muitoooooooooo bom :D
    uso a linha toda.
    muito boa :D

    Beijos

    inventadoserecriados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Olha, se não fosse esse post eu acharia que tudo era a mesma coisa! Sou daquelas que faz tudo em casa (sou probre, não repara) aí algumas vezes até me perco com os óleos e os cremes da vida. Ai ai...

    Beijos

    infinitedreamsofiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk eu também faço tudo em casa Iza
      Que bom que gostou
      Beijos

      Excluir
  43. Muito legal a matéria gostei!!!
    http://fernandacaterina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Amei o post!! o meu tá precisando de tudo isso ai, aheuaheu e urgente!!
    Bjss =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Franciele, então mão na massa ops nos fios , rotina capilar neles !
      Beijos

      Excluir
  45. Olá...
    ♥ Uau ki maximo, amei o post, é sempre bom manter nossos preciosos fios sempre bem hidratados ;D

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://my-life-pink-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Ótimo post!!
    Adorei, adoro dicas de cabelo...
    Beijos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Flor, eu também adoro dicas e cabelo!
      Beijos

      Excluir
  47. Excelente post :) Muito esclarecedor

    www.belezapuraonline.blogspot.com.br
    Loja Virtual: www.shopbelezaonline.loja2.com.br

    ResponderExcluir
  48. Ameeeei o post! Meu cabelo precisa de tudo isso, tadinho... hehehe

    Blog - Apenas Um ToqueFacebook

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Renada Silva muito de seu blog tem umas dicas melhores que outras , gosto muito de óculos de sol e sempre acompanho os looks , vejo sempre uma loja de oculos virtual tem muita novidade a www.visostore.com.br fico louca. Bjs a vcs parabéns

    ResponderExcluir

Pelo amor de God, comente sobre a postagem, please ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...