Inspiração: Quarto Montessoriano

Oi gente, tudo bem?
Desde que entrei nesse mundo materno tenho ouvido falar bastante sobre "Quarto Montessoriano". Pesquisei muito sobre o assunto, e o quarto montessori nada mais é do que um método desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori, caracterizado pela ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.
Vale lembrar que esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Objetos pontiagudos e tomadas devem ficar fora do alcance da criança.
O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.
A barra na parede tem uma utilidade só: ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais. 
A utilização da barra precisa ser ensinada, claro, devagar, passo a passo, e quando você perceber que seu filho está tentando levantar e dar os primeiros passos. A barra poder ser daquelas de cortina, mesmo, bem presas a mais ou menos 50cm do chão (isso vai variar conforme a altura de seu filho).
Tenho pensado bastante em adotar esse método no quartinho do Samuel, mas ainda estou estudando a ideia porque o quarto dele vai ser junto com o meu.
E vocês, já conheciam esse método? Pras mamães, como é o quarto do baby de vocês? Me conta aí que eu vou adorar saber! Compartilha comigo a sua ideia vai? :)
Espero que tenham gostado!
Me segue no insta e curte o blog no face que você fica por dentro das novidades.
Um beijo e até mais 
Todas as imagens foram retiradas do Google.
Conteúdo retirado do site bebe.com.br.

14 comentários:

  1. Amoooo o método montessoriano. O quartinho da Mazi é misturado porque temos cachorrinhos e fiquei eles sobem nas coisas dela. Mas, a caminha é baixa e os brinquedos e livros ficam na altura dela! ;) E a escolinha dela é Montessoriana!!!

    ResponderExcluir
  2. Como eu não conheci antes??? =0
    Amei a idéia!

    Bjinhos,

    >>>Blog da Cris_Yumi<<<

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo esses quartos, e confesso que morro de vontade de fazer, mas tenho problemas com escorpiões no bairro e meu filho também não tem um quarto ainda heheh. Mas pretendo fazer assim que mudarmos. adorei as fotos viu. bjs
    http://construindonossosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essencial quartos assim amiga, ajuda muito o neném a aprender.
    Na casa da minha amiga Andreia tem um quarto com esses brinquedos que ajudam no aprendizado e o filhinho dela adora ficar por lá. *--*
    Adorei as inspirações e as fotos são lindas. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse quarto montessoriano! Muito bacana saber disso, acho que a parte mais importante no desenvolvimento de uma pessoa é a infância. E com essas dicas elas se desenvolvem muito mais!

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  6. Quando me mudar vou ver se compro uma! É bem útil mesmo para organizar.

    Nunca tinha ouvido falar sobre esse quarto Montessoriano... Acredito que porque ainda não sou mamãe! Mas achei esse método interessante. É importante trabalhar com a independência da criança desde cedo!

    Ótima quarta, Carol!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  7. Oii Carol acho a ideia de quarto assim super bacana, mais a fase de bebê passa rápido, mais fiquei aqui pensando que tem que manter tudo sempre limpinho porque no chão sempre pega muita poeria!
    Eu tenho o quarto da Maitê aqui ela nem usa acredita, dorme do lado da minha cama! Beijos <3
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da ideia, mas, sinceramente, achei estranho só o colchaozinho no chão, eu sei que é pra segurança do baby, mas sei lá, como diria minha vó, será que ele nao pega "friagem" rs. Mas de resto é um metodo bem legal, e que faz com que a criança se desenvolva e descubra o mundo sozinha.
    Futuramente, bem futuramente, rs, quando tiver um filho quero adotar alguns metodos, mas a caminha vai ter rs.
    To seguindo aqui, um super beijo,
    Tety
    donasteh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. eu como fisioterapeuta nem preciso falar o que eu acho né? hahaha
    sou a favor dos quartos montessoriano, ajuda muito no desenvolvimento da criança!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,
    Já tinha ouvido falar nesse tipo de quarto para crianças. Pense com carinho pro Samuel
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Já conhecia, esse estilo de quarto e acho super interessante...
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Carol nunca tinha ouvi falar neste método, achei super legalll..sempre fui a favor que criança precisa ter seu espaço, ter um canto pensado para ele, o que é mais ou menos o intuito deste método. Sempre gosto de dar brinquedos que ensinam alguma coisa, que a criança vai desenvolver alguma coisa. Meu sobrinho foi privilegiado, pois eu fui uma tia super presente e dava de tudooooo, até hj ele está na escola e sempre estou comprando jogos educativos, livros de atividades, brincadeiras que ensinam. Super a favor do Samuel ter um cantinho assim para ele.
    Amei a matéria
    Bjussssss

    ResponderExcluir

Pelo amor de God, comente sobre a postagem, please ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...